Mais uma vez, Pernambuco estará mobilizado em um Dia D contra o sarampo e a poliomielite. A força-tarefa será neste sábado (22/11) e contará com os esforços de todos os postos de saúde municipais, além de pontos volantes. A expectativa é imunizar 625.552 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite (328.691 já foram vacinadas – 52,54%) e 220.757 meninos e meninas de 1 ano a menos de 5 anos contra o sarampo (101.568 já foram imunizados - 46,49%). Em ambas as campanhas, a meta é vacinar, no mínimo, 95% do público total. Não é indicado vacinar crianças que estejam com infecções agudas e febre a partir de 38º. Meninas e meninos com alergia a leite de vaca também não devem tomar a trípice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

“Já fizemos um Dia D no início do mês e, agora, pretendemos aumentar ainda mais a cobertura vacinal. É muito importante que os pais ou responsáveis levem suas crianças para evitar que essas doenças voltem a proliferar no Estado, já que ambas são registradas em outros países”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI/PE), Ana Catarina de Melo.

Com relação à Campanha de Seguimento contra o Sarampo, a estratégia pretende resgatar menores de cinco anos que ainda não tomaram a vacina de rotina contra sarampo e rubéola. No Estado, 41 municípios já realizaram a campanha entre o final de 2013 e o início de 2014: Abreu e Lima, Água Preta, Aliança, Arcoverde, Belém de Maria, Camocim de são Felix, Custódia, Exu, Gravatá, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Lagoa do Ouro, Nazaré da Mata, Ouricuri, Paudalho, Paulista, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano, São Lourenço da Mata, Surubim, Tamandaré, Toritama, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Condado, Escada, Garanhuns, Goiana, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Petrolina, Recife, São Joaquim do Monte, Sirinhaém, Vitoria de Santo Antão, Águas Belas e Araçoiaba.

HISTÓRICO DA POLIO – A poliomielite não é registrada no Brasil há 25 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem.

No mundo, entre 2013 e 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou casos em dez países, como Camarões, Iraque, Nigéria e Paquistão, os dois últimos considerados endêmicos. Só em 2014 foram 149 casos da doença no mundo, sendo 117 no Paquistão.

HISTÓRICO DE SARAMPO – Em 2013, Pernambuco confirmou 202 casos de sarampo. Após uma intensa mobilização entre Estado e municípios, para vacinação das crianças, o número reduziu para 24 em 2014, com casos confirmados apenas no primeiro trimestre do ano. Antes disso, o último caso autóctone da doença tinha sido em 1999.

A doença: O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). A gravidade da doença varia segundo as condições socioeconômicas, apresentando evolução severa em populações carentes, desnutridos, pacientes vivendo em moradias superpopulosas, imunodeprimidos ou com tratamento de imunossupressão. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas. Acomete principalmente crianças, com até cinco anos de vida.
Conteúdo Relacionado