Durante a inauguração da UPAE de Serra Talhada, nesta quinta-feira (20/03), o Governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira , farão a entrega de 34 ambulâncias do Samu, sendo 30 de suporte básico e 4 de suporte avançado, que é a UTI móvel. As de suporte avançado ficarão sediadas nas cidades de São José do Egito, Arcoverde, Petrolândia e Serra Talhada e atenderão, junto com as ambulâncias básicas, ainda as cidades de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Tabira, Carnaíba, Ingazeira, Itapetim, Iguaracy, Tuparetama, Santa Terezinha, Arcoverde, Petrolândia, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa, Serra Talhada, Betânia, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, São José do Belmonte e Triunfo, com uma para cada município.
 
Com essas ambulâncias, o Estado implanta o Samu nessas cidades do Sertão. “Isso vai possibilitar uma assistência qualificada e rápida à população que precisar de atendimento de urgência, no local, e ainda uma remoção com segurança para unidades de saúde com o suporte necessário”, explica o secretário Antonio Carlos Figueira.
 
Para colocar essas ambulâncias para funcionar serão contratados 374 profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, além de rádio-operadores e condutores. O investimento anual do Estado será de R$ 4 milhões. Para auxiliar na construção e aquisição de equipamentos para a Central de Regulação 192 em Serra Talhada, que será responsável coordenação deste serviço na macrorregião, o Estado repassou R$ 400 mil.
 
Em 2013, o governo, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, iniciou o projeto de universalização do Samu, com objetivo de levar o programa a regiões e cidade desassistidas, que faziam a remoção de pacientes em condições inadequadas, em ônibus, vans e carros particulares. No início do ano passado, apenas 39 municípios eram cobertos pelo serviço, com atendimento a 59% da população pernambucana, e agora (contando com os novos veículos e ampliação) Pernambuco contempla 147 cidades, com atendimento a 90,32% dos habitantes do Estado.
 
Saúde Conduz – Ainda durante a solenidade de inauguração da UPAE de Serra Talhada, serão entregues sete vans, para as cidades de Serra Talhada, Pedra, Santa Terezinha, São José do Egito, Sertânia, Tabira e Triunfo. Estes municípios receberam o Selo Unicef Município Aprovado no Semiárido, reconhecendo-os como Amigos da Criança, e ganham os veículos para auxiliar no transporte de pacientes que precisem de tratamento fora de domicílio.
 
Na manhã desta quinta-feira (26/03), o Governado do Estado e o Secretário de Saúde já haviam realizado a entrega das ambulâncias para os municípios de Petrolândia, Itacuruba e Tacaratu. Amanhã (21/03), em Petrolina, às 10h20, na Escola Técnica Estadual, no centro do município, serão entregues vans para as cidades de Petrolina, Afrânio, Cabrobó.
 
Esse conjunto de 13 veículos é uma parte das doações que o governo está fazendo a um conjunto de 31 cidades agraciadas com o Selo Unicef  pelas políticas públicas de efetivadas, especialmente no âmbito da educação e da saúde, no período de 2009 a 2012.  Outras 18 estão sendo adquiridas para entrega aos demais municípios nos próximos dias. O Programa Mãe Coruja, estratégia lançada pelo Estado em 2007 para reduzir as mortalidades materna e infantil, está presente em 22 dessas cidades e foi um fator importante na qualificação do atendimento às gestantes e bebês no semiárido.
Conteúdo Relacionado