A Política de Saúde Integral da População LGBT de Pernambuco, primeiro estado brasileiro a implementar uma Coordenação de Saúde voltada para este público, foi apresentada entre os dias 18 e 19 de outubro, em Manaus, no IV Congresso de Medicina do Amazonas, que recebeu o I Congresso de Saúde LGBT: Perspectivas de Atendimento, como experiência exitosa. O coordenador de Saúde LGBT, Luiz Valério, foi convidado pela médica Dária Barroso das Neves, professora da Universidade Estadual do Amazonas e responsável pela instalação do ambulatório para o processo transexualizador garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Participaram médicos, estudantes, técnicos em saúde e profissionais de diversas áreas.   

"É gratificante receber um convite como este porque mostra o papel pioneiro e vanguardidsta do Governo de Pernambuco em implementar políticas que valorizem a existência positiva das diversas populações, por sermos o primeiro Estado no País a implementar a Política dentro de uma Secretaria de Saúde. A partir dessa participação, foi possível articular uma cooperativa técnica entre as secretarias de Saúde de PE e do Amazonas para construir um documento técnico e orientador solicitando a implantação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais também no Estado do Amazonas, visto a necessidade e responsabilidade sanitária que cabem aos órgãos estaduais", comentou Luiz Valério.

Durante dois dias houveram encontros com movimentos sociais organizados como a Associação de Travestis e Transexuais do Amazonas e o grupo Manifesta LGBT, que tem um projeto de construção de casa-abrigo para acolher este público vítima de violência e abandono.