O município de Petrolina, sede da VII Gerência Regional de Saúde (Geres) que engloba sete municípios (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista), recebeu na última quinta-feira (10.05) equipe da Coordenação Estadual de Saúde LGBT, que vem desempenhando a missão de implementar a saúde para a população de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais no Estado de Pernambuco.

"Estamos dando continuidade ao processo de interiorização da Política. Nossa equipe esteve na VIII Regional de Saúde apresentando e pactuando ações com a parceria dos sete municípios que compõe essa regional para a efetivação dessa política. Fortalecer a equidade no SUS buscando a eliminação dos diversos preconceitos é nossa missão. Com a criação da Coordenação Estadual, do Comitê Técnico de Saúde LGBT, com o GT Saúde LGBT de Serra Talhada e agora com o GT de Petrolina estamos avançando", comenta o coordenador, Luís Valério Soares. Foi criado um Grupo de Trabalho (GT) de Saúde LGBT da Regional de Petrolina e participaram representantes indicados pelos secretários de saúde dos municípios que compõe a VIII Geres

Aproveitando a presença da equipe, a Coordenação participou também da reunião do Colegiado de Saúde Mental onde foram apresentados a construção da linha do cuidar e acolher da População LGBT, além de promover a discussão na perspectiva de construir pontes transversais entre saúde e o Serviço Social. "A intenção é construir um plano de ação na perspectiva de um diálogo para o cuidado equânime dessa parcela populacional nos municípios. Pernambuco vem avançando nesse processo. Tal comitê terá a participação dos diversos setores da saúde, dos representantes dos municípios, da universidade e do controle social", explicou a gerente da VIII Geres, Aline Jerônimo.

Comitê - O Comitê Técnico de Saúde Integral da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT de Pernambuco, instituído pela portaria nº 445 de 27 de agosto de 2012, tem a finalidade de promover, a universalidade do acesso às ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Tem como objetivo discutir e acompanhar a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, bem como a implantação desta Política do Estado de Pernambuco, garantindo a equidade na atenção à saúde para estas pessoas. Desde sua formação, vem acompanhando as discussões da saúde para a população LGBT em Pernambuco e fomentando a discussão em diversos espaços públicos, sejam eles governamentais ou não. Como fruto do trabalho desenvolvido pelo Comitê, após período de discussão envolvendo seus membros, representantes da sociedade civil, do controle social e da gestão estadual, foi elaborado e aprovado o texto da Política Estadual Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, grande avanço e conquista para esta população no âmbito do SUS em Pernambuco.