Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES) reuniu representantes municipais na sede do órgão, no bairro do Bongi, na manhã desta sexta-feira (08.02), para dois momentos de abordagem. O primeiro encontro foi um fórum com o tema: “A Concepção de Infância e Juventude na atualidade”, e o segundo, a reunião do Colegiado Estadual de Saúde Mental.

No Fórum foram abordadas questões relacionadas à Política de Saúde Mental para este público, o alinhamento de estratégias e o empoderamento técnico e político dos coordenadores. Foram convidados para o debate, profissionais de saúde mental, coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) infantis e representantes das áreas de educação, direitos humanos e Ministério Público da infância e juventude.

Espaço de gestão destinado a discussão dos processos que envolvem a Política Estadual de Saúde Mental, o Colegiado Estadual de Saúde Mental elencou prioridades de atuação para o ano de 2019 junto aos coordenadores municipais e representações das Gerências Regionais de Saúde (Geres).

“Nesse encontro, buscamos elencar as prioridades de atuação em defesa da Política de Saúde Mental em Pernambuco e da reforma psiquiátrica e, sobretudo na concepção no fortalecimento da política. Visamos discutir as temáticas nos âmbitos de educação permanente, cuidado e controle social. Atuamos em estratégias de forma coletiva em espaços cogestão para efetivar o Sistema Único de Saúde (SUS) e na defesa da Rede de Atenção Psicossocial”, afirmou o gerente de Atenção à Saúde Mental, João Marcelo Ferreira.