Em 2017, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) implantou o Núcleo Estadual de Segurança do Paciente com o objetivo de orientar os serviços de saúde quanto a sua importância e a criação de ações estratégias para melhorar a qualidade da assistência e segurança do paciente. Com isso, busca-se reduzir a ocorrência de eventos adversos que são inerentes ao processo do cuidado. Desde então, 51 unidades sob gestão estadual já instituíram seus núcleos, totalizando 86% dos equipamentos da rede do Estado. As que faltam já estão em processo de implantação.

Para continuar estimulando ações nesse âmbito, a SES promove nesta terça-feira (18.12), das 8h30 às 12h30, na sua sede, no Bongi, o III Fórum de Qualidade e Segurança do Paciente, reunindo profissionais de assistência e vigilância da SES, hospitais e outros equipamentos de saúde. Entre os temas que serão abordados, a gestão da qualidade e indicadores para melhorar os processos hospitalares e a cultura justa na promoção do cuidado seguro, esse último tema sendo proferido pelo coordenador de Projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Michael Medeiros.

Ainda será apresentada a experiência exitosa do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Agamenon Magalhães (HAM). A instituição vem vivenciando, desde 2016, um projeto para redução de mortalidade materna que obteve resultados exitosos. Entre o início de 2017 e o de 2018, o hospital conseguiu reduzir em 54% sua taxa de mortalidade materna, acima dos 30% estipulados. Para isso, foram feitas avaliações diagnósticas, capacitação de profissionais e adequação de diversos protocolos e práticas do dia a dia que poderiam qualificar e melhorar a assistência materno-infantil no HAM. O projeto, que continua sendo realizado, é uma parceria entre a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, a empresa farmacêutica MSD e a Secretaria de Saúde de Pernambuco.

"Estamos trabalhando para tornar a segurança do paciente uma cultura em todas as unidades hospitalares. Essa vivência é um dos principais legados que se pode deixar em um hospital e para o bem estar dos usuários do SUS", afirma o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

QUALIFICAÇÃO - O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi instituído em 2013. No Estado, as ações são executadas com o apoio do Núcleo Estadual e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), que fazem visitas técnicas às unidades para orientar os serviços quanto as ações de segurança a serem implantadas.

PROADI-SUS - Um dos impulsionadores dos Núcleos de Segurança do Paciente é o Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa é gerida pelo Ministério da Saúde (MS) e diversos hospitais filantrópicos de reconhecida excelência. Entre as ações do projeto, a aplicação de estratégias de educação continuada, incorporação de novas tecnologias nos processos de gestão e readequação de medidas administrativas e de recursos.

HOMENAGEM - Antes do evento, o secretário Iran Costa reúne-se com os diretores de hospitais, das Gerências Regionais de Saúde (Geres) e da Apevisa para agradecer todo o empenho no trabalho pela melhoria da saúde pública pernambucana.