No município de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, desde a quinta-feira (12.04), para participação em mesa de discussão durante o 10º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, aproveitou a viagem para realizar na manhã desta sexta-feira (13.04) visita técnica ao Hospital Regional Emília Câmara, administrado pela organização social Tricentenário, desde setembro de 2017. A superintendente de Atenção Ambulatorial e Hospitalar da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Andréa Franklin, também se reuniu com a diretora da unidade, Patrícia Queiroz, para acompanhamento da produção dos indicadores assistenciais. Durante a visita, foi constatada a instalação de um novo aparelho de raio-X e de uma reveladora digital para garantir melhoria na qualidade da imagem.

O hospital é referência na assistência à população do Sertão do Pajeú e a mudança no modelo de gestão trouxe bons números. De acordo com a direção da unidade, em setembro de 2017, a média de atendimentos realizados na urgência e emergência era cerca de 6,2 mil. Em março deste ano, a média foi de 10,1 mil. Também houve ampliação no número de internamentos, 251 para 377, no mesmo período. A quantidade de partos teve uma ampliação de 80 para 156 e também foi realizado mutirões de cirurgias eletivas gerais, resultando em 281 procedimentos. Já as consultas ambulatoriais saíram de 495 para 1.269.

A unidade conta com 62 leitos. Além de atender os moradores de Afogados da Ingazeira, é referência para a população dos municípios de Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixabá, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama. O atendimento de urgência é realizado por equipe de médicos clínicos, obstetras, cirurgiões, anestesistas, pediatras e ortopedistas. Já o atendimento ambulatorial garante assistência no pré natal de alto risco, clínica médica, cirurgia geral, pediatria, psquiatria, cardiologia e ortopedia.