A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador, e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Estadual), participam desta terça-feira (11.06) até a próxima quinta (13.06) da comissão técnica do V Congresso Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário e Aquaviário. O evento, coordenado pela Fundacentro, acontece no Mar Hotel Conventions, na zona sul do Recife, e terá como tema central “O trabalho seguro e saudável num cenário de profundas transformações sociais e econômicas”. Ao todo, 16 Estados de todo o país serão representados nas discussões. 

O congresso objetiva a promoção do intercâmbio de informações técnico-científicas relativas à segurança e saúde no trabalho portuário e aquaviário e suas interfaces com as inovações tecnológicas; a socialização de experiências exitosas sobre prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho nesses setores econômicos e a aplicabilidade das Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR-29) e no Trabalho Aquaviário (NR-30).  

Na programação, 49 diferentes temas serão expostos e discutidos em plenário por quase 100 expositores, debatedores e autores de trabalhos. Como membro da comissão técnica, a SES terá representantes que irão avaliar os trabalhos expostos durante o V Congresso.  

“É a primeira vez que o evento é realizado no Norte-Nordeste, significando um momento muito importante para discussão de temas que envolvem essa atividade produtiva que apresenta grande potencial de acidentes. Temos dois campos produtivos que se alinham com a temática de prevenção e saúde no ambiente portuário e aquaviário: os portos do Recife e de Suape”, destacou a gerente de Atenção à Saúde do Trabalhador da SES, Adriana Guerra.  

Na quarta-feira (12.06), segundo dia do evento, a gerente de Atenção à Saúde do Trabalhador coordena a mesa de discussão com o tema “Gestão de segurança e saúde no trabalho: prevenção e proteção da saúde do trabalhador portuário da Barra dos Coqueiros/SE”.  

Vigilância em Saúde do Trabalhador - constitui uma área da saúde pública que objetiva a análise das intervenções nas relações entre trabalho, o ambiente e a saúde. A área tem como atribuição a análise da situação de saúde do trabalhador, formal ou informal, público ou privado e o desencadeamento de ações de forma articulada com as demais vigilâncias (epidemiológica, sanitária e ambiental).  

Para operacionalizar a Vigilância em Saúde do Trabalhador, a rede estadual conta com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), sendo um estadual e mais oito Cerests Regionais (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Goiana, Caruaru, Ouricuri e Petrolina). Os Cerest têm como atribuição fornecer apoio técnico científico, de forma matricial, como meio de assegurar retaguarda especializada e suporte técnico pedagógico junto aos profissionais de todos os serviços da rede do SUS existentes, orientando-os nas suas práticas de atenção e vigilância.