Com o intuito de elaborar um planejamento integrado para o ano de 2019 entre as políticas de saúde e atenção primária, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) promove nesta quinta-feira (06.02) o I Encontro Estratégico de Planejamento em Saúde. Voltado para as áreas técnicas da Diretoria de Políticas Estratégicas (DPE) e Superintendência da Atenção Primária (SAP) , a iniciativa busca traçar os principais pontos de confluência entre as ações desenvolvidas pelos setores, fortalecendo assim o atendimento nas linhas de cuidados centrais: Mulher, Criança, Homem e Idoso, Saúde Mental e Sistema Prisional. A programação segue até às 17h, na Sala Google da Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), bairro da Iputinga, no Recife. 

Ao longo do dia, os profissionais da DPE e SAP, participam de rodas de conversa, mesas de discussão e outras dinâmicas integradas acerca dos processos inerentes ao trabalho desenvolvido pelas áreas técnicas, além de debates sobre os principais desafios enfrentados pelos setores. “Nossa proposta é otimizar as políticas, respeitando as especificidades de cada uma, pensando em novas ações para impactar positivamente não somente as populações assistidas, mas também os profissionais envolvidos. Sempre levando em consideração que a Atenção Primária é a ordenadora da rede”, pontua a diretora-geral de Políticas Estratégicas da SES, Mayra Ramos.

Ao fim do Encontro, o grupo elaborará um documento propositivo com as principais pautas sugeridas para o planejamento anual. “O Encontro é norteado pelo acolhimento mútuo entre os participantes. As políticas centrais acolhem as demais, com uma escuta qualificada e o compartilhamento de experiências. A partir dessa discussão integrada, construiremos um relatório de avaliação sobre as propostas de planejamento integrado”, explica a Superintendente de Atenção Primária, Francisca Carvalho. 

Um segundo encontro deve ocorrer para que o grupo discuta os resultados propostos no documento elaborado no 1º Encontro Estratégico de Planejamento em Saúde, organizando as pautas e definindo as ações prioritários para o ano. “Queremos expandir o Encontro para outras áreas da Secretaria Estadual de Saúde e depois para as Gerências Regionais de Saúde, envolvendo também outros órgãos. Dessa forma, otimizamos os recursos e conquistamos mais resultados positivos para a Saúde”, finaliza a diretora-geral de Políticas Estratégicas.

A Diretoria de Políticas Estratégicas 

É responsável pela coordenação das atividades relacionadas ao cuidado e às políticas estratégicas de atenção à saúde da população, como Saúde da Mulher, Saúde do Idoso e do Homem, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental e Saúde da Pessoa com Deficiência. Também engloba coordenações voltadas para cuidados transversais, como Saúde Bucal, Saúde da População LGBT, Boa Visão, População Negra e Nutrição. Integra a Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde da SES-PE. 

A Superintendência da Atenção Primária

É responsável pela formulação, implantação e coordenação da Política Estadual de Fortalecimento à Atenção Primária no Estado, trabalho realizado em conjunto com a Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária, Programa Mais Médicos, Programa Nacional de Imunização, Política das Práticas Integrativas e Complementares e Política Nacional de Atenção Integral à População Privada de Liberdade no Sistema Prisional.