Pensando em estratégias de prevenção e de enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza IV Capacitação em Atenção às Pessoas em Situação de Violência, na próxima quinta-feira (29.11), a partir das 13h, no Auditório Espaço Ciência e Cultura, localizado no IMIP. Na pauta, a discussão do Protocolo de Feminicídio no âmbito da saúde e apresentações de casos clínicos na Atenção Primária, em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Imip.

A SES instituiu o Grupo Técnico (GT) de Atenção às Pessoas em Situação de Violência para discutir os componentes e fluxos assistenciais dessas vítimas. O projeto também busca estimular a ampliação de novos serviços e qualificar gestores e profissionais de saúde para a atenção integral às pessoas em situação de violência. Para participar da Capacitação será necessária uma inscrição prévia (CLIQUE AQUI). O Grupo Técnico reúne representantes das Políticas Estratégicas, Atenção Primária, Vigilância, Secretaria da Mulher e representantes dos Serviços de Atenção Integral às Pessoas em situação de Violência Sexual.

“Buscamos com a capacitação reunir os profissionais que atuam em diversos níveis na área da saúde para alinhar estratégias de atuação para qualificar esses profissionais e torná-los aptos a reconhecer e identificar expressões de violência, sendo fundamentais na articulação dos serviços que, direta ou indiretamente, atendem situações de violência”, afirma a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz.

Para o debate, o evento conta com a participação de profissionais de saúde da Assistência Social, Vigilância em Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Atenção Primária, Políticas Estratégicas (Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, Saúde do Homem e Pessoa Idosa, LGBT, População Negra, Pessoa com Deficiência, Saúde Bucal), Programa Mãe Coruja, representantes da Secretaria da Mulher, Regionais de Saúde, Gestores dos Hospitais, rede de garantia de direitos, Movimento de Mulheres e Sociedade Civil.