A complexidade do perfil nutricional que tem se desenhado na população brasileira revela, cada vez mais, a importância de um sistema de atenção à saúde que englobe ações para prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis relacionadas à alimentação. Atenta a esse cenário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) realizou, nestas quarta (30.10) e quinta-feira (31.10), o Encontro Intersetorial sobre Estilo de Vida Saudável. Nos dois dias de programação, profissionais da área técnica e gestores das coordenações municipais, regionais e estadual de Alimentação e Nutrição discutiram estratégias para desenvolvimento e fortalecimento de ações coletivas que contribuam para o avanço das Políticas Públicas de promoção da saúde. Cerca de 100 inscritos participaram das atividades.    

Organizado pela Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Diretoria de Políticas Estratégicas e à Superintendência de Atenção Primária da SES, o Encontro buscou traçar as principais ações transversais que devem ser implementadas no Estado com o objetivo de garantir os cuidados integrais de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "Sabemos que o modo de viver da sociedade moderna tem, em geral, um determinado padrão alimentar que, aliados ao sedentarismo, não é benéfico para a saúde. Por isso, o objetivo do Encontro é discutir uma agenda comum de ações de Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis para a população, além de estabelecer parcerias intersetoriais com outros órgãos estaduais, federais e entidades da sociedade civil que trabalham a temática", pontua a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da SES, Vilma Ramos. 

Participaram da programação de palestras profissionais das áreas técnicas da SES envolvidas na temática, além de representantes de políticas nacionais do Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional de Câncer (Inca) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Inca, por exemplo, levou ao Encontro debate sobre evidências científicas na relação da incidência e prevalência do câncer e o consumo alimentar e as estratégias desenvolvidas pelo Instituto no enfrentamento e prevenção do câncer.

Na programação do segundo dia de atividades, o destaque foi para a apresentação de experiências exitosas em Pernambuco relacionadas à alimentação. 

A coordenação - A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CSANS) tem a missão de promover, coordenar e desenvolver estratégias voltadas para a implantação, monitoramento e avaliação de ações e serviços de combate aos problemas nutricionais (desnutrição, obesidade e carências de micronutrientes). Essas ações estão embasadas na Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), criada em 1999 e atualizada em 2012. Além disso, a coordenação articula ações intersetoriais, no âmbito das secretarias de Estado, Gerências Regionais de Saúde (Geres) e municípios. 

Confira a programação do Encontro: 

 

Primeiro dia - 30.10

8h - Credenciamento

8h30 - Abertura | Mesa de Abertura do Encontro (MS, INCA, SES, UFPE, CRN, CAISAN, ALIANÇA)

9h - "O que espero e o que trago?" | Equipe de apoio (SES/CSANS)

9h30 - Acordo de convivência das oficinas | Vilma Ramos (SES/CSANS)

9h40 - Bate papo sobre o cenário alimentar e nutricional no Brasil e ações desenvolvidas pela Governo Federal | Iracema Moura (CGAN)

10h20 - Evidencias Científicas: Alimentação e Câncer | Bruna Pitasi (INCA)

11h - Cenário de Saúde e Nutrição em Pernambuco |  Pedro Israel Lira (UFPE- Depto. de Nutrição) 

11h40 - Interação e debates

12h10 - Almoço

13h40 - Movimentação corporal | Convidada (Patrícia Nelly)

14h - Apresentação de Vídeo do Dr. Carlos José (INCA): Felicidade baseada em evidências

14h30 - Estratégias para enfrentamento e prevenção do Câncer | Bruna Pitasi (INCA)

15h10 - Mobilização Social para políticas públicas de PAAS: Estratégias de Advocacy e Trabalho em Rede | Kelly Alves (Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável / ACT Promoção da Saúde)

16h - Interação e debates 

 

Segundo dia - 31.10

8h30 -  Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Sobrepeso e Obesidade: Linha de cuidado | Vilma Ramos (SES/CSANS)

9h - Apresentação das Experiências da Coordenação Estadual de Vigilância de DCNT’S  e Promoção da Saúde | Marcela Damata (SES/SEVS)

9h30 - Apresentação do Projeto de Pesquisa: Processos formativos para o enfrentamento e cuidado da obesidade no âmbito do SUS em Pernambuco | Nathália Souza (UFPE)

11h30 - Perguntas e debates

12h - Almoço

13h -  Movimentação corporal | Convidada (Patrícia Nelly)

13h20 - Programas e Iniciativas Locais de Promoção da Saúde | Convidados 

14h40 - Planejamento Estratégico Local para Prevenção, Controle e Enfrentamento das DANT’s | Vilma Ramos e equipe (SES/CSANS)

15h40 - Apresentação das ações/propostas

16h10 - Avaliação

16h30 - Encerramento