Diariamente, a sociedade toma conhecimento de diversos casos de violência, uma das principais causas de morbidade e mortalidade, sobretudo para as mulheres. Pensando na união de esforço coletivo objetivando a prevenção e o efetivo enfrentamento, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu o Grupo Técnico (GT) de Atenção às Pessoas em Situação de Violência para discutir os componentes e fluxos assistenciais dessas vítimas. O projeto também busca estimular a ampliação de novos serviços e qualificar gestores e profissionais de saúde para a atenção integral às pessoas em situação de violência.

Em mais uma etapa de atualização e discussão da temática, a SES, atuando em conjunto com o GT, promove a III Capacitação de Atenção às Pessoas em Situação de Violência, que será realizada no próximo dia 20 de julho, a partir das 9h, no Auditório Alice Figueira, localizado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Profissionais de saúde interessados em participar da Capacitação devem realizar a inscrição AQUI.

“A violência é um fenômeno que atinge pessoas de diferentes orientações sexuais, classes sociais, origens, regiões, estados civis, escolaridade, faixas etárias ou raças/etnias em relações desiguais de poder. Pode ocorrer em todas as fases da vida, seja no campo do trabalho, nas dimensões religiosas, culturais e/ou comunitárias. Buscamos com a reunião desses grupos, que atuam em seus diversos níveis na área da saúde, alinhar estratégias de atuação e qualificar os profissionais para o trabalho de prevenção e atendimento”, afirma a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz.

Para o debate, o evento contará com a participação de profissionais de saúde da Assistência Social, Vigilância em Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Atenção Primária, Políticas Estratégicas (Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, Saúde do Homem e Pessoa Idosa, LGBT, População Negra, Pessoa com Deficiência, Saúde Bucal), Programa Mãe Coruja, representantes da Secretaria da Mulher, Regionais de Saúde, Gestores dos Hospitais, rede de garantia de direitos, Movimento de Mulheres e Sociedade Civil.

O Grupo Técnico reúne representantes das Políticas Estratégicas, Atenção Primária, Vigilância, Secretaria da Mulher e representantes dos Serviços de Atenção Integral às Pessoas em situação de Violência Sexual.

PROGRAMAÇÃO
• 09h15 às 09h45 - Violência Institucional. Palestrante: Dra. Samará Gomes
• 09h45 às 10h15 - Violência Institucional - Aspectos Legais. Palestrante: Dr. Thiago
Mello
• 10h15 às 11h00 - Tirando dúvidas
• 11h00 às 11h30 - Violência Contra a Pessoa Idosa. Palestrante: Dra. Karla Bandeira
• 11h30 às 12h00 – Tirando dúvidas
• 13h30 às 14h – Violência Contra a População Negra. Palestrante: Dra. Bernadete
Figueiroa
• 14h às 14h30 – Tirando dúvidas
• 14h30 às 15h - Violência contra a População LGBT. Palestrante: Dr. Luiz Valério
• 15h às 15h30 – Tirando dúvidas / encerramento