A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) - por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher e do Núcleo Estadual de Telessaúde (NET-PE) - em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) dá continuidade, nesta quinta-feira (09.07), ao curso, no formato virtual, de qualificação da linha de cuidado do câncer de colo do útero. O segundo webinar tratou da experiência nacional com testes moleculares de HPV (PCR) do Hospital de Amor (HA), anteriormente conhecido como Hospital de Câncer, uma instituição de saúde filantrópica brasileira especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, no Estado de São Paulo. O encontro contou com a participação do palestrante convidado Dr. Júlio César Possati Resende, coordenador do programa de prevenção de câncer ginecológico do HA. 

A proposta da atualização para as equipes das coordenações da SES-PE, da secretaria municipal de Saúde do Recife, além de instituições parceiras, nos temas de inovação no cuidado deste tipo de câncer, contribui para o fortalecimento do projeto da linha de cuidado. Pernambuco vem consolidando os programas de prevenção através da vacinação contra o HPV, ampliação e qualificação da força de trabalho nas áreas de saúde da mulher e oncologia, agregando propostas inovadoras para rede de atenção à saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo do útero é considerado um importante problema de saúde pública, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres que vivem em regiões menos desenvolvidas do mundo. Este tipo de câncer possui alto potencial de cura quando diagnosticado em estágios iniciais.

O curso tem carga horária de 20 horas, incluindo atividades síncronas no formato webinar - com encontros online junto à especialistas, permitindo interação para contribuição ao projeto estadual da linha de cuidado; e ferramentas assíncronas, por meio de fóruns para o debate do tema, na plataforma de ensino do NET-PE, que produziu a identidade visual do curso, diagramação do material e apoio na estrutura do processo formativo. 

O primeiro Webinar teve a participação do especialista do Grupo de Triagem de Câncer, André Carvalho, do International Agency for Research on Cancer (IARC), e abordou as estratégias e experiências inovadoras para o rastreamento do câncer de colo do útero. Como mediador, participou o sanitarista e consultor técnico da Opas, Rafael Dall’Alba. (Leia mais: SES e OPAS abordam câncer de colo do útero). 

Os participantes receberão certificados após cumprirem a carga horária, mediante o cumprimento das quatro partes propostas, sendo elas: 1º webinar (Estratégias e experiências inovadoras para o rastreamento do CCU; Atividade fórum 1), 2º webinar (Experiência Nacional -Testes moleculares de HPV (PCR): Experiência de Indaiatuba e Barretos; Atividade fórum 2), 3º webinar (Experiências internacionais de auto coleta para o exame preventivo de CCU nos sistemas de saúde; Atividade fórum 3) e 4º webinar (Linha de cuidado e estratégias de rastreamento do CCU; Atividade fórum 4).