As secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) realizam, na manhã desta quarta-feira (09.10), o III Seminário Estadual de Saúde e Envelhecimento. O evento, no auditório da SES, no Recife, tem como tema principal “Sexo, sexualidade e diversidade na terceira idade”. A realização do seminário foi proposta em alusão ao Mês Estadual da Pessoa Idosa e na implementação de ações pautadas nas diretrizes da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, que versa sobre a orientação de políticas públicas destinadas ao envelhecimento populacional e à efetivação da Política Nacional da Pessoa Idosa e do Estatuto do Idoso. 

No Seminário Estadual serão discutidos ainda os aspectos relacionados à saúde sexual e sexualidade das pessoas idosas, buscando o desenvolvimento de ações educativas, de prevenção e de promoção da saúde, e o estimulo dos profissionais da saúde e da assistência social visando o trabalho integrado além do incentivando ao idoso na busca pela autonomia e cuidado com a saúde. Foram convidados para discussões a doutora em Saúde Pública, Fábia Alexandra Pottes Alves, que explanou sobre o “Sexo e sexualidade da Pessoa Idosa", e o psicólogo Alexandre Magno Lins Soares que falou sobre a "Diversidade na Terceira Idade".  

Na abertura do Seminário Estadual de Saúde e Envelhecimento, a gerente de Saúde do Homem e do Idoso, Valéria Pastor, destacou a importância do acolhimento profissional no âmbito da saúde e na extinção de estereótipos relacionados à pessoa idosa. “Temos que estimular e permitir que essas pessoas falem e façam o que desejam. Em nossa sociedade ainda permanece o mito de que o envelhecimento impossibilita a realização dos desejos. Para atender essas necessidades, os profissionais de saúde precisam está capacitados para essa abordagem, pois nessa fase aparecem alterações fisiológicas que exigem adequações e entendimento”.  

“A pessoa idosa tem que ser considerada como ser ativo independente de sua condição social, econômica e sexual. Vivemos um momento de reflexão que vai muito além das questões de sexualidade”, afirmou a secretária executiva de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Laura Gomes.    

 

Participaram do Seminário Estadual representantes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) acompanhadas pelo Projeto Humanidade, Grupos de Pessoas Idosas da Região Metropolitana do Recife (RMR), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, representantes dos Conselhos Municipais de Direitos das Pessoas Idosas, gestores e profissionais que atuam nos serviços públicos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente da Atenção Primária (Estratégia de Saúde da Família e Núcleo Ampliado de Saúde da Família).