A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou, nesta terça-feira (29.08), o Guia Pernambucano de Atenção Primária - material voltado para profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde. A cartilha, que tem enfoque na resolutividade dos serviços municipais, reforça a importância desse nível de atenção por ser a principal porta de entrada do paciente no Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalece o entendimento de programas e estratégias na organização da rede. O lançamento ocorreu no auditório do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, seguido do curso de atualização em Gestão da Atenção Primária à Saúde. 
 
No Guia, destacam-se as principais áreas de atuação da Atenção Primária, que são as atividades relacionadas à saúde da criança e da mulher, controle da hipertensão e diabetes, controle da tuberculose, eliminação da hanseníase e ações de saúde bucal, além das atividades para as pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, numa perspectiva de ampliação do acesso, humanização do cuidado e promoção das relações com as Políticas de Direitos Humanos. Além disso, a cartilha também frisa para os gestores municipais todos os sistemas de informações que precisam ser alimentados e que são fundamentais para, a partir da organização dos dados coletados, o Estado e os municípios poderem analisar suas situações e desenvolverem políticas públicas.
 
De acordo com a superintendente estadual de Atenção Primária da SES, Maria Francisca de Carvalho, também estão descritos diversos programas federais e estaduais que dão apoio às atividades municipais, como o Programa Sanar, de enfrentamento a diversas doenças negligenciadas, uma iniciativa do Governo de Pernambuco desde 2012; e o Programa Mãe Coruja, criado em 2007 também pelo Estado e considerado um dos programas sociais brasileiros de referência na área materno-infantil; Chapéu de Palha e Boa Visão. 
 
"Direcionado a gestores e profissionais de saúde, o Guia pretende levar conhecimento sobre as políticas e os programas da Atenção Primária, contribuindo dessa forma com a proposta de mudança nos modelos assistenciais e de gestão. O objetivo é fornecer respostas de forma municipalizada e regionalizada às necessidades de saúde da população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades", comenta Maria Francisca. 
 
Outras iniciativas descritas no material, gestadas pelo Governo Federal, são o Programa Brasil Sorridente, que busca garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira; e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que estimula e valoriza o profissional de saúde que atua em equipes multiprofissionais no âmbito da APS e da Estratégia de Saúde da Família e levá-los para localidades com maior carência para este serviço.