Gestores municipais de Saúde e de maternidades de referência, além de representantes dos Comitês Estadual de Estudos da Mortalidade Materna (CEMM) e da Mortalidade Infantil (CMI), do Movimento de Mulheres, de Entidades de Classe, da UFPE e do Ministério Público Estadual estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (07.03), no Auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, durante a realização do Fórum Perinatal Estadual - Fórum Perinatal da 1ª Gerência Regional de Saúde (Geres).

Com objetivo discutir e pactuar propostas para organizar uma rede de cuidados integral e humanizada de atenção a mulheres e aos recém-nascidos, favorecendo o acesso à práticas de saúde que defendam e protejam a vida, o evento teve como pontos centrais a apresentação da Rede Cegonha – Analisando a Rede Obstétrica e a mesa redonda Atenção à Saúde da Mulher em Situação de Rua - Experiência do Município de Camaragibe, que foi apresentada pela Dra. Riva Karla.

"O Fórum Perinatal é um espaço coletivo, plural, gestor interinstitucional onde se firmam acordos éticos do estado com instituições, conselhos de saúde, conselhos profissionais e sociedade civil para promoção da saúde e qualidade de vida da mulher e criança. Para tanto coloca em foco os principais problemas e as prioridades de atuação dos diversos setores componentes do Sistema Único de Saúde e da sociedade", explica a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES, Letícia Katz.