A secretaria executiva de Atenção à Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) chama atenção para as temáticas que envolvem o Outubro Rosa, com a divulgação das recomendações destinadas a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Para Pernambuco, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou para o Biênio 2016/2017 a incidência de 970 casos novos de câncer do colo do útero. Para o câncer de mama a incidência é 2.550 casos novos.

A SES desenvolve desde 2007 ações de promoção, prevenção e assistência voltadas para o acesso a informação para população, educação em saúde para os profissionais da área, ampliação dos exames de diagnósticos e reorganização da rede de tratamento. 

A Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da SES, através do Laboratório da Mulher Dra. Mercês Pontes Cunha, disponibiliza a coleta do exame citopatológico prioritariamente às mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, para os municípios em que estejam apresentando demanda reprimida durante todo o mês de outubro. O serviço está disponível para todas as servidoras estaduais. O Laboratório também atende as mulheres com resultados positivos através da colposcopia e biópsia do colo uterino.

“As ações visam reduzir a morbimortalidade por esses cânceres no Estado, bem como garantir as mulheres, o acesso em tempo oportuno aos exames diagnósticos e procedimentos para o tratamento, seguindo assim, a recomendação do Ministério da Saúde sobre as implementações de conscientização para a prevenção, o diagnóstico precoce e tratamento”, Afirmou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Letícia Katz.

No próximo dia 31.10, será realizado um encontro, no auditório da SES, no Recife, com os coordenadores de Atenção à Saúde e Saúde da Mulher das Gerências Regionais de Saúde (Geres) com intuito de discutir e fortalecer a Rede de Atenção para o câncer de colo de útero e mama.

Para os municípios, a SES orienta as seguintes estratégias:

Promoção

 - Roda de conversa sobre o autoconhecimento: a importância da mulher; identificar alguma alteração em suas mamas e como evitar o câncer de colo do útero;

 - Roda de conversa sobre hábitos de vida saudáveis.

Detecção Precoce

- Em mulheres a partir de 40 anos, recomenda-se o exame clínico das mamas anualmente e a mamografia em caso de alteração no exame clínico.

Rastreamento

- Rastreamento mamográfico bienal para mulheres entre 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer. Importante mobilizar as mulheres que estão há mais de dois anos sem realizar o exame;

- Para as mulheres consideradas de risco elevado (alto risco) para câncer de mama - aquelas com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau- , recomenda-se o exame clínico das mamas e mamografia anual;

- Exame citopatológico do colo do útero (Papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos. É importante realizar busca ativa de mulheres que nunca fizeram o exame ou que está há mais de três anos sem fazer.