A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Direção Geral de Assistência Regional (Dgar), inicia uma série de capacitações para a rede materno-infantil sobre intubação digital. A atividade é encabeçada pelo médico neonatologista José Henrique Moura, que realizou o primeiro curso na última terça-feira (26.11), no Hospital Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. 

As atividades contaram com a presença de médicos neonatologistas e obstetras e enfermeiros obstetras, além de servidores do nível central da SES-PE. O treinamento  de assistência ao recém-nascido leva em consideração que a mortalidade precoce de bebês tem como causa básica, principalmente, a falta de oxigenação durante o nascimento. Investir em medidas nas primeiras 12 horas após o nascimento, pode mudar essa realidade. 

Durante a capacitação, foi feita uma fala sobre ventilação mecânica, transporte do paciente grave e intubação digital do neonato prematuro. O procedimento, realizado com o auxílio do dedo, facilita a colocação do tubo em bebês pequenos. A próxima unidade a ser visitada será o Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão. A expectativa é que a capacitação seja realizada em todas as maternidades da rede estadual.