Com o tema "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!" começa, nesta quinta-feira (1º de agosto), a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) 2019. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Criança, promove, das 9h às 13h desta quinta, no auditório do órgão, no bairro do Bongi, o Seminário Estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno. 

O tema visa discutir o ato da amamentação de forma inclusiva contemplando não apenas as mães neste processo, mas todos os familiares próximos, colegas de trabalho, amigos e responsáveis, além da comunidade.  A Semana, que conta com o apoio das coordenações estaduais de Aleitamento Materno e de Segurança Alimentar, segue até o dia 7 de agosto e as discussões continuam durante todo o mês. "O leite materno é o único alimento necessário para o bebê nos primeiros seis meses de vida. É ele quem vai prover todos os nutrientes, além de auxiliar na melhora da condição clínica das crianças prematuras de baixo peso, por exemplo", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O público poderá participar de palestras e oficinas sobre o tema Saúde Mental e Aleitamento Materno, explanado pela fonoaudióloga, especialista em Voz e mestre em Ciências da Linguagem, Kátia Urbano; e O papel do pai, da família e da equipe de saúde no sucesso do Aleitamento Materno, a cargo da psicóloga e psicanalista, mestre em Saúde Materno-Infantil e formadora em Intervenção Precoce de bebês e pais, Maria do Carmo Camarotti.  

Os serviços de saúde do Estado também realizarão programações voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Nos dias 6 e 07.08, o Hospital Barão de Lucena (HBL) realiza atividades de sensibilização juntos às mães acompanhadas pela Casa das Marias e no Alojamento Canguru. Durante todo o mês, a unidade vai intensificar as visitas leito a leito com foco nas ações de promoção ao aleitamento materno. 

Já no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), localizado no bairro de Casa Amarela, acontece, no dia 06.08, um café da manhã especial para as mães em acompanhamento no Alojamento Canguru e as puérperas que estão com bebês internados nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI). Na sexta-feira (09.08), a comemoração contará com apresentação artística e música, no auditório da unidade.

Bancos de Leite

Os bancos de leite funcionam para garantir a alimentação adequada a bebês que nascem prematuros ou de baixo peso e encontram-se em Unidades de Cuidados Especiais (UTI/UCI) e alojamentos Cangurus. Pernambuco possui atualmente dez bancos de leite humano, sendo quatro ligados à rede estadual de saúde, além de cinco postos de coleta. Qualquer mãe saudável pode doar o seu excedente a esses locais.

Os bancos de leite pernambucanos estão no Hospital Agamenon Magalhães (3184.1690), Hospital Barão de Lucena (3184.6552), Hospital das Clínicas (2126.3831), Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam – 3182.7720), Maternidade Bandeira Filho (3355.2235), Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip – 2122-4719), Hospital De Ávila (3117.5544), Hospital Jesus Nazareno (Caruaru - 3719.9338), Hospital Dom Malan (Petrolina – 87 3202.7000) e Hospital Português (3416.1069). Há, ainda, cinco postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques (3355.1815), Maternidade Barros Lima (3355.2169), Uniame (3302.6261), Hospital Memorial Guararapes (3461.5300) e Clínica de Aleitamento Materno/Boa Vista (3423.0202). Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.

Estoque - Rede estadual

No Recife, o Hospital Agamenon Magalhães conta com o maior estoque de leite humano, 65 litros. A unidade da zona norte dispensa diariamente 1,7 litros para bebês internados nas unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI), além do Alojamento Canguru. Já o Barão de Lucena, na zona oeste da cidade, está com 18 litros armazenados. A unidade trabalha liberando diariamente aproximadamente 600 ml do alimento para os bebês internados na UTI e UCI.  

No interior do Estado, o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, por dia consome cerca de 800 ml de leite pasteurizado, mas atualmente possui 22,5 litros, o que supri a demanda de 28 dias.  A unidade destina o leite para os pacientes internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Em Petrolina, o banco de leite funciona no Hospital Dom Malan. A unidade conta em seu estoque com 10 litros de leite para uma necessidade diária de 1 litro. No serviço do sertão, o leite materno atende as crianças internadas na UTI, UCI, alojamento canguru.

Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de café. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá-los, deve-se lavá-los em água corrente e com sabão neutro. Em seguida, colocá-los em uma panela com água e levá-los ao forno. Após a água começar a ferver, deixa por mais 15 minutos no fogo.

As mães interessadas podem entrar em contato com os bancos de leite ou de coleta para ir até a unidade fazer a retirada do alimento ou para solicitar que o hospital vá até a casa da doadora buscar o leite.