Instrumento de apoio técnico e de controle social, a Ouvidoria em Saúde desempenha um papel fundamental para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Buscando um espaço de discussão e de troca de experiências entre os setores de ouvidoria do Estado, parceiros e profissionais de saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Ouvidoria Central da Saúde, promove o I Fórum de Ouvidorias da Saúde, na próxima sexta-feira (30.11), no auditório do Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco (CEFOSPE), a partir das 8h.

A Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde compõe o Sistema Nacional de Ouvidorias, coordenado pelo Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (DOGES) e também da Rede de Ouvidorias do Estado de Pernambuco. Interessados em participar devem realizar a inscrição pelo endereço (CLIQUE AQUI). Em caso de dúvidas, entrar em contato com os telefones (81) 3184.0001 / 3184. 0003.

Ao todo integram a Rede em Pernambuco, 12 Gerências Regionais de Saúde, 8 Hospitais Estaduais, 11 novos Hospitais (administrados por Organizações Sociais), 15 Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) , 11 Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE’s) e as secretarias municipais de saúde com ouvidorias implantadas.

Na programação do Fórum, o Impacto das Organizações Sociais na rede de Assistência à Saúde de Pernambuco; Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS no Brasil: documentos de base; relatos de experiências das ouvidorias do SUS. Na ocasião também haverá a reunião dos grupos de trabalho em oficinas para elaboração do Plano Estratégico para as Ouvidorias Públicas de Saúde para os próximos quatro anos.