Já ouviu falar em Mateus e Catirina? Pois é. Personagens pra lá de conhecidos do folclore nordestino^estão dando as caras em locais estratégicos da Secretaria Estadual de Saúde, aqui no Bongi, desde a última segunda-feira (25/05), com um objetivo bem definido: chamar a atenção de cada um dos funcionários da SES sobre a necessidade da incorporação de hábitos saudáveis às suas rotinas.

“O que nós queremos é que as pessoas tenham autocuidado, que diminuam o consumo de substâncias que não são saudáveis e passem a incluir a atividade física em seu dia a dia”, explica Paulo César Oliveira, coordenador do Programa de Saúde Bucal da SES e um dos idealizadores da “brincadeira”.  “Afinal, não tem serviço de saúde que se sustente se não houver colaboração”, diz.

Além dos recadinhos saudáveis passados pelos calungas de Mateus e Catirina, nesta quarta-feira (27/05), foi realizada uma roda de conversa com o tema Abra os olhos, porque na SES a saúde não é só da boca pra fora! O bate-papo foi realizado no auditório, e contou com uma canjinha especial de voz e violão da técnica de Saúde Bucal, Débora Marinho.

A ação é uma parceria dos programas de Saúde Bucal e Boa Visão, com a secretaria executiva de Segurança Alimentar e Vigilância Nutricional e a coordenação de Promoção à Saúde da SES.