A Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, na manhã desta terça-feira (19.03), uma capacitação sobre infecção generalizada, mais conhecida como sepse. O treinamento, voltado para profissionais de saúde atuantes nos serviços de terapia intensiva das emergências, Central de Regulação e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), aconteceu no auditório da sede da SES, no bairro do Bongi, no Recife. 

O coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Marcos Galindo, ministrou para os participantes palestra sobre atualização científica em sepse. Já a enfermeira Fernanda Agra, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HAM, discutiu as principais estratégias de prevenção e controle de infecção na UTI.

Por fim, a enfermeira Ladjane de Souza, do Hospital de Servidores do Estado (HSE), ministrou palestra intitulada 'Prevenção e tratamento das lesões por pressao dos pontos: o que há de novo e efetivo'. Para este treinamento, o público-alvo era, principalmente, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas dos serviços descritos acima.

A próxima capacitação organizada pela Gerência de Urgência e Emergência da SES, ligada à Secretaria Executiva de Atenção à Saúde (Seas), será sobre atenção domiciliar. O encontro está marcado para o dia 3 de abril.