Com a intenção de elaborar e executar ações que possibilitem a ampliação e o fortalecimento da atenção integral em saúde mental em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove nesta quinta-feira (18/09), a partir das 8h30, o Seminário em Saúde Mental, na Faculdade Aeso, em Olinda.
 
Além da SES, estarão envolvidos representantes do Núcleo da Luta Antimanicomial, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público de Pernambuco, Conselho Estadual de Políticas Anti-Drogas de Pernambuco e Ministério da Saúde, com a presença do Coordenador Nacional de Saúde Mental, Roberto Tykanori, e da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque.
 
“Pernambuco vem desenvolvendo no âmbito Estadual um projeto de reversão do modelo assistencial de saúde mental, focando na implantação/implementação dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), de modo que possamos garantir assistência às situações de maior gravidade psiquiátrica, além de dar respostas às necessidades de moradia e acolhimento aos pacientes egressos de leitos de longa permanência, conforme preconiza a política de saúde mental vigente”, explica a gerente de Saúde Mental da SES, Léa Lima Lins.
 
Segundo ela, a Secretaria Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde vêm trabalhando sistematicamente com processo de qualificação da rede de saúde mental dos municípios a fim de qualificar os profissionais. Outras mais, precisam ser discutidas e problematizadas de forma coletiva, como é o caso de co-financiamento e da manutenção adequada dos equipamentos, insumos e serviços.