A VIII Semana de Prevenção de Acidentes do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina teve início nesta segunda-feira (23) com programação durante a manhã e a tarde. A abertura aconteceu logo cedo, às 8h, com uma palestra sobre doenças ocupacionais oferecida pela equipe de fisioterapia do serviço.

Os participantes também puderam experimentar uma aula de ginástica laboral e aprender um pouco sobre prevenção. No turno vespertino, a residente de Ginecologia e Obstetrícia, Cássia Manuella Ramos, abordou o tema “Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher”.

“Todo ano nós falamos sobre as Lesões por Esforço Repetitivo, a famosa LER, e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que é conhecido como DORT, porque são as doenças que mais acometem os trabalhadores e causam afastamento do trabalho. Então, investir na prevenção ainda é a melhor estratégia”, acredita a supervisora de fisioterapia, Nara Brandão.

De acordo com a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Camila Bastos, a programação é toda voltada para a saúde e segurança do trabalhador. “São cinco dias de atividades e muita diversidade nos temas, mas o foco é sempre o mesmo de todos os anos”, assegura. Vale ressaltar que a CIPA é a promotora da SIPAT, em parceria com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher também foi um tema bem aproveitado pelas participantes. “A gente trabalha em um hospital que presta assistência à mulher, e nada mais natural do que oferecer esse momento de informação e cuidado”, justifica Camila.

Ainda esta semana, na programação: informações sobre a previdência, saúde sexual, importância da atividade física e do autocuidado para a saúde, ventosaterapia, auriculoterapia, estética, saúde mental, prevenção do suicídio e muito mais. “O nosso desafio é fazer sempre uma SIPAT onde todos se sintam representados e acredito que temos conseguido”, finaliza a presidente.