Nesta terça-feira (25/02), o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) participará de uma reunião do Curso de Mestrado em Saúde Pública promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com as palestras Política de Toxicologia do Estado de Pernambuco, Atendimento Inicial ao Paciente Intoxicado e Ações de Educação em Saúde na Prevenção dos Acidentes por Animais Peçonhentos e Intoxicações.

Pernambuco foi pioneiro na criação de leis específicas para a área da Assistência Toxicológica no Brasil, levando a outros estados a política de toxicologia na Educação, Vigilância e Assistência em Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vem investindo na Assistência em todo o Estado e ano passado foram visitadas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) a fim de atualizar os profissionais de saúde no manejo do paciente vítima de intoxicação e acidente por animal peçonhento.

“Nosso maior objetivo é a descentralização dos atendimentos no Estado de Pernambuco para que todas as unidades de saúde possam estar aptas a atenderem os casos, com o apoio da equipe do Ceatox. Para esse ano, desenvolvemos um projeto de educação em saúde de forma lúdica, com o uso de literatura de cordel, que será lançado ainda esse semestre. O público alvo serão os profissionais da vigilância ambiental do Estado e os alunos dos primeiros anos educacionais da Secretaria de Educação do Recife”, ressalta a coordenadora do Ceatox Lucineide Porto.

O projeto em forma de cordel intitulado A Caminhada da Copa: O Efeito dos Venenos e o Poder da Prevenção será lançado em todo o Estado.

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco possui uma equipe multiprofissional atuando 24 horas por dia para prestar assistência rápida, por telefone, à sociedade e aos profissionais de saúde. Através do número 0800 722 6001, é possível tirar dúvidas sobre casos de intoxicações, acidentes com animais peçonhentos e obtenção de acompanhamento médico.