Há 39 anos, o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP), no bairro da Tamarineira, Zona Oeste do Recife, utiliza o Carnaval como instrumento de ressocialização e inclusão social para pessoas com transtorno mental. Dessa forma, pacientes, comunidade, profissionais e familiares participaram, nesta quarta-feira (20.02), da festa do Momo com o desfile do Bloco da Folia, ao som da orquestra do Galo da Madrugada, na área externa da unidade. A atividade foi realizada em parceria com a Sociedade Pernambucana de Psiquiatria.

 

"Para tornar a festa ainda mais atrativa e inclusiva para os pacientes, resolvemos comemorar o Carnaval no espaço externo do hospital, pois a intenção é que pessoas em atendimento na emergência, que estejam em condições, interagissem à agremiação e que pudessem também usufruir deste momento de descontração e promoção à cultura", afirmou a diretora do HUP, Ruth Bonow.

No último sábado (16/02), o artista plástico Henrique Groschke reservou uma tarde para a customização de camisas com a participação de pacientes, assistentes sociais e psicólogos da unidade de saúde. "Utilizamos diversas técnicas de estamparia para personalizar as camisas para o bloco. É uma forma de trabalhar o lúdico, de brincar com as cores, utilizando materiais doados, como tinta, tecido, cola, purpurina. Sabemos que realizar uma atividade artística em conjunto ajuda na ressocialização e na recuperação da auto-estima”, comenta Henrique.

Atualmente, o hospital disponibiliza 115 leitos para tratar pacientes em crise aguda, com internamentos breves. Após a estabilização do quadro, os usuários são direcionados para darem continuidade aos seus tratamentos na rede complementar em saúde mental junto aos Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) e à Estratégia de Saúde da Família, nos municípios.