Uma oportunidade para o servidor pensar na importância da saúde mental em prol da melhora da qualidade de vida. Esta é a principal proposta do 'Um novo ano começou! O que faz você feliz? Vamos pensar juntos sobre isso?', programação especial desenvolvida pela Unidade de Apoio Psicossocial (Uniaps) em referência ao Janeiro Branco. O encontro acontecerá de 23 a 25 de janeiro na antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Boa Vista, na área central do Recife. As atividades desenvolvidas no projeto piloto devem se estender ao longo do ano em todas as dependências do órgão. 

No primeiro dia, os participantes trocarão experiências no 'Sarau Celebrar a Vida', onde servidores e funcionários compartilhem com os demais seus talentos, como músicas, crônicas, poesias e artes em geral. "A ideia é divulgar o evento usando a arte-educação, celebrando a vida através da cultura", ressalta a terapeuta da Uniaps Socorro Cavalcante, membro da comissão organizadora.  

Nos outros dois dias, as atividades serão repetidas, em diferentes horários, para facilitar a participação dos servidores e funcionários interessados no encontro. Palestras, exibição de filmes e rodas de diálogo estão entre os destaques da programação. "Queremos levar as pessoas a refletirem sobre suas vidas. Resgatando suas relações e espiritualidade. O objetivo é incentivar o autoconhecimento, estimulando o servidor a ter esse autocuidado com sua qualidade de vida", reforça Socorro. Os participantes receberão certificados

UNIAPS - Ligada à secretaria executiva de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (Segtes), a Uniaps foi criada com o objetivo de cuidar da saúde dos profissionais e atua na prevenção de doenças e assistência aos servidores. Para prestar atendimentos, o serviço conta com equipe técnica multiprofissional composta por psiquiatra, clínico geral, três psicólogos, três assistentes sociais, terapeuta ocupacional e sanitarista.

Programação

23.01 (terça-feira):
9h às 12h - Abertura | Sarau Celebrar a Vida 

24.01 (quarta-feira): 
9h às 10h30 - Roda de diálogo 'Como melhorar nossa qualidade de vida?' | Facilitadora: Rosa Miranda (médica - Uniaps)
10h30 às 12h - Roda de diálogo 'Ser feliz: uma conversa sobre trabalho e vida' | Facilitadora: Raiza Figueiredo (psicóloga - Uniaps)
12h às 14h - Intervalo
14h às 15h30 - Exibição do filme Comer, Rezar, Amar (Direção: Ryan Murphy, 2010)
15h30 às 17h - Debate | Facilitadores: Alan Almeida (psicólogo - Uniaps); Djane Silva (I Geres)

25.01 (quinta-feira):
9h às 10h30 - Exibição do filme Comer, Rezar, Amar (Direção: Ryan Murphy, 2010) | Facilitadores: Dhyego Lima (Terapeuta ocupacional - Uniaps); Katia Oliveira (psicóloga - Uniaps)
10h30 às 12h - Debate
12h às 14h - Intervalo
14h às 15h30 - Roda de diálogo sobre qualidade de vida | Facilitadora: Rosa Miranda (médica - Uniaps)
15h30 às 17h - Roda de diálogo sobre felicidade | Facilitadora: Raiza Figueiredo (psicóloga - Uniaps)

Serviço
Encontro 'Um novo ano começou! O que faz você feliz: Vamos pensar juntos/as sobre isso?
Data: 23 a 25 de janeiro
Horário: 9h às 12h // 14h às 17h
Local: Uniaps - Sala 03 // Praça Oswaldo Cruz, S/Nº - Boa Vista - Recife
Informações: 3181-6470 / 3181-6471