Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Ministério da Saúde (MS) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc) se reuniram, nesta quinta-feira (03/09), com gestores de quatro hospitais pernambucanos que integrarão a nova fase do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – Proadi/SUS, que busca qualificar as unidades de saúde da rede pública, por meio da troca de experiências, de tecnologia e qualificação dos profissionais.

Durante os próximos três anos, os hospitais Oswaldo Cruz, Procape, Otávio de Freitas e Pelópidas Silveira serão acompanhados pela equipe do programa, formada por profissionais do MS e do Hospital Alemãp Oswaldo Cruz, que desenvolverão projetos em diversas áreas, como avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.

“Neste momento que passa todo o País, a adoção de medidas criativas e inovadoras se torna um imperativo. Assim, a melhoria da gestão, a colaboração entre unidades de saúde e a troca das experiências é fundamental para desenvolvermos o SUS. E quando falamos em melhorar a gestão temos de ter em mente que é preciso melhorar não só a administração dos recursos financeiros, mas também a administração dos recursos humanos, a qualidade do acesso e a incorporação de tecnologias”, explica a secretária executiva de Assistência à Saúde da SES, Cristina Mota.

A expectativa é que com o desenvolvimento do trabalho, essas unidades avancem em diversos setores de saúde, que incluem desde a qualidade do atendimento e segurança do paciente até a ampliação do conhecimento, melhor gerenciamento de recurso e redução de óbitos.