Estimular o cultivo e consumo de alimentos orgânicos, expandir e fortalecer ainda mais as ações de conscientização ambiental e sustentabilidade em Pernambuco. É com esse objetivo que o governador Paulo Câmara e a primeira-dama do estado, Ana Luiza, lançaram, em 2016, o programa Horta em Todo Canto. A iniciativa, que está presente em diversos espaços públicos do estado, foi inaugurada na UPA Caxangá, na tarde desta quinta-feira (28.03).

Na horta da UPA Caxangá, serão cultivados diversos tipos de hortaliças, como alface verde, coentro, cebolinha, tomate cereja, quiabo, alface roxa e couve, em cinco canteiros numa área anexa à unidade de saúde.   

 

A coordenadora geral da UPA Caxangá, Josenilda Almeida, explica como iniciou a implantação do projeto na unidade. “Iniciamos a implementação do projeto no mês de outubro de 2017. Primeiro, nós participamos de cursos, palestras, reuniões e treinamentos. Depois iniciamos o preparo do terreno e dos canteiros, adubação, irrigação, sementeira, plantio e cuidados”, afirmou.   

A primeira colheita será realizada durante a inauguração. “Neste primeiro momento, temos quinze funcionários de diversos setores responsáveis pelo cultivo do espaço. E estamos tendo ótimas respostas dos participantes de integração, aliviando o estresse das tarefas diárias de uma unidade que recebe mais de 400 pacientes por dia. Esperamos que este projeto seja multiplicado em mais espaços públicos”, completou a coordenadora geral.