A Secretaria Estadual de Saúde (SES) lança, nesta terça-feira (26/04), às 14h, na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Arcoverde, mais uma ação do Projeto Boa Visão, no Sertão pernambucano, beneficiando áreas de abrangência da VI Gerência Regional de Saúde (Geres). Cerca de 35 mil alunos e quase 3 mil profissionais da rede estadual dos 13 municípios da Região serão beneficiados, nos próximos meses, com atendimento oftalmológico, tratamento e, caso necessário, a entrega gratuita de óculos. O projeto é uma parceria da SES com a Secretaria Estadual de Educação. 
 
"Sabemos da importância desta ação, já que na região há 107 escolas estaduais, 54 escolas regulares, 52 escolas indígenas e uma escola quilombola. Um problema de visão pode mudar a carreira escolar de uma criança. A meta é interferir nesta trajetória de maneira positiva", comenta a secretária executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota. Os alunos realizarão consultas oftalmológicas na UPAE de Arcoverde. As consultas serão feitas na unidade de forma contínua e a previsão é que sejam realizadas 120 por mês. 
 
Os alunos e profissionais da rede estadual de educação serão triados previamente nas escolas e os que precisarem serão encaminhados à unidade, onde serão vistos por um especialista e realizarão exames complementares. Se necessário, eles também irão receber, gratuitamente, lentes corretivas do Lafepe. “Essa é uma ação de saúde que traz um impacto efetivo no aprendizado, melhorando o desempenho escolar e possibilitando que estas crianças tenham uma maior capacidade de realizar suas atividades diárias”, ressalta a coordenadora do Boa Visão, Mayra Ramos.
 
Além da UPAE de Arcoverde, as unidades de Afogados da Ingazeira, Limoeiro e Serra Talhada, no Sertão do Estado, também já desenvolvem a ação do Projeto Boa Visão. Lançado em 2012, até então as consultas do Projeto eram realizados apenas por prestadores de serviço.
 
Dados – O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. Desde o início do Projeto, já foram realizadas 77.550 consultas oftalmológicas. Foram entregues 43.543 óculos corretivos e 944 escolas estaduais foram beneficiadas.