A UPAE de Arcoverde recebeu na última quarta-feira (20), os kits do programa “Olhar para as Diferenças” do Governo do Estado. O material de desenvolvimento infantil é composto por cerca de 30 itens, dentre eles jogos, materiais pedagógicos e itens de tecnologia assistida. O conjunto será utilizados pela equipe multidisciplinar da unidade em especial fisioterapia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional e psicóloga durante os atendimentos. A unidade acompanha cerca de 20 crianças com necessidades especiais garantindo a educação inclusiva em diversas áreas essenciais para o desenvolvimento infantil. 

O programa Olhar para as Diferenças tem como objetivo fomentar e acompanhar as políticas públicas das crianças com deficiência de 0 a 6 anos em todo Estado. A UPAE de Arcoverde foi uma das 13 cidades primeiras unidades a receber o material da VI Gerência Regional de Saúde (Geres). 

“Esses equipamentos são fundamentais para que tenhamos um maior desempenho no tratamento. As crianças não conseguem expressar suas vivências através das palavras com clareza. Elas precisam desses recursos lúdicos e educativos para conseguir avançar no tratamento cognitivo”, explica a psicóloga Nikesia Ferreira. Ela ressalta ainda a importância do lúdico no desenvolvimento dos pacientes. “Jogos, encaixes, letras, números, respeito a regras, toda essa estruturação é fundamental para direcionar especificamente o tratamento de quadros de Autismo e TDH”, finaliza. 

Unidade de saúde do Governo do Estado, a UPAE de Arcoverde é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.