O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia acontece em 4 de dezembro próximo. Este ano, porém, a UPAE de Caruaru resolveu antecipar a data e promoveu uma grande celebração na última sexta-feira (29.11) para as crianças atendidas na unidade. A festa, montada na área externa da UPAE, teve uma decoração colorida, muita música, parquinho com brinquedos infláveis, comidas e bebidas. “Buscamos promover um momento de descontração também para os pais, que têm uma rotina intensa de cuidados diários com as crianças”, informou o coordenador geral da UPAE de Caruaru, João Peixoto.

O evento, chamado Sensory Day, foi praticamente todo produzido por meio de doações de empresas e de pessoas físicas. Para isso, colaboradores e gestores da unidade trabalharam voluntariamente por mais de três meses na organização e em busca de doações. Eles também financiaram parte da ação. “Mesmo sendo um dia de festa, preparamos brincadeiras que estimulam a percepção sensorial das crianças”, explicou a coordenadora multidisciplinar da UPAE de Caruaru, Jaqueline Oliveira. Em função disso, foram realizadas atividades como pintura e piscina de bolinhas de gel, entre outras.

A animação também ficou por conta de voluntários. A cantora Rosemar Lemos e o cantor Valdir Santos se apresentaram sem cobrar cachê, assim como o palhaço Fubica. Este último, por sinal, é paciente da fisioterapia da unidade e sempre participa das ações voltadas para as crianças com microcefalia, seja como apresentador, seja por meio de doações. “Somente uma equipe tão maravilhosa como esta da UPAE é capaz de mobilizar tanta gente. Isso me emociona. Minha filha está aqui há quase quatro anos, praticamente desde que nasceu, e eu e minha família criamos um elo muito forte com todos daqui”, elogiou Joselania Vieira da Silva, mãe de Anna Cristina.

Atendimento – A UPAE de Caruaru atende 30 crianças com microcefalia e outras 14 com diferentes síndromes neurológicas. Na unidade, elas têm acompanhamento regular de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Nutrição e psicologia também são especialidades oferecidas para as crianças e seus familiares, caso haja necessidade. O atendimento na unidade abrange os 32 municípios da IV Gerência Regional de Saúde.

Unidade do Governo do Estado, a UPAE de Caruaru está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.