O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de junho e a data tem como objetivo homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar vidas.

 

Cientes da sua responsabilidade social e de promover saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, apoiam a causa e incentivam, inclusive, seus próprios funcionários, colaboradores e usuários através de folders de campanhas e folhetos educativos.

 

Vale ressaltar que o sangue não tem um substituto industrial, ou seja, não pode ser comprado. Daí a importância do voluntário, que pode salvar até três pessoas com uma única doação. De acordo com a CLT, os trabalhadores sob seu regime podem tirar uma folga por ano para doar sangue, conforme previsto no artigo 473 da Lei Trabalhista.

 

Para doar é preciso: Ter entre 16 e 69 anos; Pesar no mínimo 50kg; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação; Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias; Não estar em período de gravidez ou amamentação; Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação); Não ter feito uso de drogas injetáveis; Não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas; Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses.

 

Procure o Hemocentro Regional de Petrolina e informe-se. O Hemope fica localizado na Rua Pacífico da Luz, centro. Telefone para contato: (87) 3866-6601.