Pacientes de 21 municípios que fazem parte da V Gerência Regional de Saúde (Geres) podem contar com consultas ambulatoriais e exames específicos na área de cardiologia na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) Garanhuns. A unidade conta com sete médicos cardiologistas para atendimento.

As principais doenças que levam os pacientes à unidade são hipertensão, insuficiências cardíaca e coronariana, além das valvulopatias. O coordenador médico da UPAE Garanhuns, Samuel Feitosa, afirma que a cardiologia é um dos carros-chefe da unidade. "Dispomos de profissionais com conhecimento e experiência. Nossos equipamentos são de ponta, o que nos permite resultados confiáveis nos exames para o diagnóstico preciso", afirma.

Caso os pacientes precisem de exames não oferecidos na unidade, são encaminhados à rede SUS do Estado. O coordenador geral da unidade, Gustavo Amorim, reforça o fluxo de atendimento: "As pessoas devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência, e se for o caso, os clínicos farão os encaminhamentos aos especialistas, que podem ser da UPAE Garanhuns", ressalta.