Uma senhora afável, com sorriso no rosto. É assim Geni Borges de Melo Santos, 74 anos, que passou na última quinta-feira (22.08) por sua primeira consulta médica na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE)Garanhuns. Por volta das 9h da manhã, Geni entrava no consultório do geriatra Ricardo Alves Jr.. A paciente, moradora da Vila José Bernardino Teixeira, conhecida como Vila do Quartel, em Garanhuns, passou pelo posto de saúde da comunidade e foi encaminhada para a UPAE, por meio da regulação regional.

A senhora se queixava de esquecimento, ansiedade e dor nas pernas. Conversando com recepcionistas, tirou fotos, inclusive com o médico, e falou do atendimento da unidade de saúde. "Eu já tinha ouvido falar muito bem daqui, e agora estou vendo que era tudo verdade", afirmou. Adriana Maria, acompanhante de dona Geni, disse que é muito bom ver tudo funcionar na UPAE. "Infelizmente, a gente vive em uma sociedade onde muita gente só sabe reclamar, e a gente vê isso aqui, pessoal com dedicação", afirmou, enquanto era atendida pela recepcionista do ambulatório, Caroline Ferreira.

Ao final da consulta, Geni já recebeu encaminhamento para exames e para iniciar Terapia Ocupacional, na própria UPAE Garanhuns. Como parte da consulta, o geriatra Ricardo Alves Jr. pediu que a paciente escrevesse uma frase, para fazer uma avaliação. Já no lado de fora da sala, Adriana procurou nossa equipe e disse: "Sabem o que ela escreveu? Muito obrigado pelo atendimento de vocês!".

A UPAE Garanhuns é unidade da Rede SUS da Secretaria Estadual de Saúde, sob gestão do Imip Hospitalar, e parcerias com a V Geres e com as secretarias municipais de Saúde da região.