Em junho, o Projeto Boa Visão realizou mutirão oftalmológico em Garanhuns, atendendo mais de 5,5 mil estudantes e entregando, gratuitamente, 3,2 mil óculos para esse público, oriundo dos 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres). Agora, a iniciativa será realizada de rotina na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns.
 
Os primeiros 45 atendimentos serão realizados nesta quinta-feira (31.08) no período da manhã. A partir de outubro, serão 180 consultas mensais voltadas para os alunos da rede estadual de educação da região. O Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco, gestado pelas secretarias estaduais de Saúde e Educação e criado em 2012. O Projeto busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. 
 
“O Boa Visão é mais uma iniciativa do Governo de Pernambuco para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula. Com as consultas, é possível verificar os problemas oculares dos estudantes e oferecer os exames necessários para que seja feito o tratamento adequado para cada caso. Isso pode ajudar no melhor desempenho do estudante em sala de aula e, consequentemente, dar mais qualidade de vida aos jovens”, diz a coordenadora do Projeto Boa Visão na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Mayra Ramos.
 
 
Antes da consulta na UPAE, os pacientes passam por uma triagem prévia na própria escola. Essa triagem é feita pelos profissionais de cada unidade, que são capacitados para verificar os estudantes que aparentam ter algum problema ocular. Na UPAE, os alunos serão vistos por um especialista e realizarão exames complementares. Caso seja indicado, os óculos são entregues, gratuitamente, pelo Lafepe.
 
No último mês de agosto, a UPAE de Caruaru já tinha iniciado os atendimentos oftalmológicos pelo Projeto Boa Visão. A iniciativa também está implantada nas unidades de Limoeiro, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. Petrolina também será contemplada a partir da segunda quinzena de setembro.
 
DADOS – Desde 2012, já foram ofertadas mais de 93 mil consultas oftalmológicas e entregues, gratuitamente, mais de 52 mil óculos.