A UPAE Garanhuns atende, diariamente, centenas de pessoas em consultas ambulatoriais em 20 especialidades médicas, mais 10 especialidades multiprofissionais e sessões de fisioterapia, além de exames de patologia e de imagens, com equipamentos de ponta para auxiliar nos diagnósticos dos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (USB) de 21 municípios do Agreste Meridional.

A marcação é feita pelo sistema de regulação da V Gerência Regional de Saúde (Geres) e todos ficam sabendo com antecedência o dia e a hora da consulta ou demais serviços que serão realizados. Contudo, segundo o coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, são comuns as ausências. "A falta do paciente ocasiona uma série de outros problemas, mas o que mais alertamos é que, sem avisar à secretaria municipal ou até mesmo na UBS, o paciente faltoso impede que outra pessoa seja atendido naquele dia e horário", afirma o gestor.

Como todos os atendimentos são previamente agendados, a UPAE não consegue convocar a tempo outro paciente para a consulta. Além disso, o paciente faltoso, geralmente, busca remarcar sua consulta nas UBSs, mas somente após a falta, o que acaba por ocupar outro espaço na agenda médica.

O gestor conclui fazendo um pedido: "solicitamos aos pacientes que, ao saberem da impossibilidade da presença na consulta, procure sua secretaria de saúde, a UBS ou até mesmo nossa unidade. Essa ação possibilitará atendermos mais pessoas que buscam pelos serviços de saúde, e este gesto pode até salvar vidas", finaliza Gustavo Amorim. Para entrar em contato com a UPAE, basta ligar para o (87) 3764.9000.