A equipe do Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (NEP/UPAE) promoveu, nas últimas quinta e sexta-feira (13 e 14.12), um treinamento sobre segregação de resíduos nos serviços de saúde. A iniciativa teve como objetivo atingir todos os técnicos de enfermagem da unidade e, para isso, a palestrante Andreska Ferreira, enfermeira gerente do NEP, além do referencial teórico, promoveu uma dinâmica de grupo.

Conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão. Estes procedimentos são planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de RSS e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro e eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

O gerenciamento inicia pelo planejamento dos recursos físicos e dos recursos materiais necessários, culminando na capacitação dos recursos humanos envolvidos. “Somente as leis não garantem que os profissionais e as instituições realizem o gerenciamento dos resíduos, sendo necessário o desenvolvimento da educação em serviço, como estamos fazendo na UPAE”, justifica Andreska.

O descarte incorreto de resíduos de saúde pode aumentar o número de casos de infecções hospitalares e poluir o meio ambiente, entre outros danos. “O nosso compromisso com a saúde vai além da assistência e é por isso que investimos em treinamentos como esse. Acreditamos que a saúde começa com uma boa educação e a UPAE tem feito a sua parte”, finaliza a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin.