A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, no Sertão do Estado, promoveu, na última terça-feira (23.04), através do setor de Segurança do Trabalho, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente – uma roda de conversa sobre “Abordagem e Manejo de Pacientes com Distúrbios de Comportamento”, com a psicóloga convidada Janaína Nunes.

O momento de psicoeducação teve como público-alvo os funcionários e colaboradores da urgência e emergência, que é a porta aberta e recebe o maior número de casos do tipo. “Foi uma tarde maravilhosa, cercada de gente espetacular, que cuida, acolhe, se dedica, se empenha, se doa, sente e, principalmente, se emociona com o outro. Nós construímos conhecimento e compartilhamos experiências”, garante Janaína.

Como resultado, o encontro deixa um importante legado que servirá de base para o desenvolvimento ainda mais profundo da empatia. “Não podemos esquecer nunca que estamos lidando com pessoas, então o trabalho do profissional de saúde precisa ser humanizado. E para entender o que isso significa, basta se colocar no lugar do próximo”, alertou.

E antes de se colocar no lugar do outro é preciso olhar para si. “A gente só pode oferecer aquilo que a gente tem. Então como vou cuidar do outro se eu não me cuido?”, questionou como reflexão. O cuidador precisa de cuidados e a ponta do novelo está no autoconhecimento. “Preciso entender meus limites, as minhas fraquezas e até os meus medos para lidar melhor com o meu público”, garantiu.

Quase diariamente, chegam à urgência e emergência da UPAE de Petrolina pessoas em surto, suicidas e usuários com os mais diversos tipos de distúrbio de comportamento, por isso, os profissionais precisam estar aptos para abordar e manejar esses pacientes.

“Acredito que a roda de conversa contribuiu bastante, pois promoveu acima de tudo uma reflexão. Muitas vezes a gente ativa o piloto automático e se esquece da humanização. Por isso, esses momentos são tão importantes”, acredita a gerente do NEP, Andreska Ferreira.