Nesta primeira quinzena de outubro, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) ofereceu uma série de treinamentos para a sua equipe de saúde: Segurança do Paciente – Prevenção de Quedas; Os 13 Certos na Administração de Medicamentos e Descarte Correto de Perfurocortantes. 

A iniciativa faz parte da formação em serviço e capacitação dos profissionais, com o objetivo de qualificar a assistência e promover um cuidado ainda mais especializado ao paciente; buscando também garantir a saúde e segurança do trabalhador. As ações são, em geral, desenvolvidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), em parceria com o a Segurança do Trabalho (SESMT) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).  

De acordo com a enfermeira gerente do NEP, Andreska Ferreira, a campanha de perfurocortantes buscou sensibilizar os profissionais para o descarte correto e o risco de acidentes. “Fizemos inclusive uma blitz para conferência dos lixeiros e entregamos um folder”, pontuou.  

Já a orientação sobre os 13 certos buscou chamar a atenção para as normas de segurança do paciente na administração de medicamentos e a capacitação sobre prevenção de quedas focou na divulgação do novo método de segurança: uma pulseira indicativa de risco. “Estamos implantando esse novo método e esperamos reforçar ainda mais a segurança do nosso paciente, que é baseada nas seis metas internacionais de segurança”, complementa Andreska.  

Para a coordenadora geral da Unidade, Grazziela Franklin, investir na equipe é melhorar a assistência e a qualidade do serviço. “O nosso foco é, acima de tudo, o paciente. É para ele que nós trabalhamos e dedicamos os nossos esforços”, conclui.