A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, na sexta-feira (20) mais uma ação de prevenção ao suicídio com a equipe do Serviço Social. O momento, que foi voltado aos pacientes e usuários, teve como propósito promover um momento de diálogo e informação.
​“A gente precisa falar sobre o assunto de maneira simples, desmistificada e longe de preconceitos. Em geral nós apresentados os dados, explicamos que se trata de um problema de saúde pública e falamos sobre a rede de apoio, que passa também pelos serviços assistenciais como a UPA 24h”, esclarece a assistente social Cynthia Souza.  
​De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos morre um milhão de pessoas por suicídio no mundo, algo em torno de 1 morte a cada 40 segundos. Paralelo a isso, ocorrem entre 10 e 20 milhões de tentativas de suicídio por ano. Ou seja, por cada pessoa que morre, outras vinte tentam o mesmo caminho.
​Mas, os mesmos dados apontam que 90% dos casos podem ser evitados. “A prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo a ajuda e atenção adequadas. E é justamente com essas intervenções e rodas de conversa que nós estamos tentando contribuir nesse aspecto”, justifica a profissional. 
Este mês, outros momentos foram realizados pelo Serviço Social e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “Abordamos o nosso público externo, que é o paciente e o usuário, e também o interno, que são nossos funcionários e colaboradores através da CIPA. Então, acredito que tivemos uma boa cobertura”, analisa a coordenadora geral, Grazziela Franklin.