As equipes de serviço social e psicologia da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/Imip) estão trabalhando este mês a campanha Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio. Já foram realizadas uma série de palestras para o público interno da urgência/emergência e centro de especialidades, e está previsto para o dia 26 um encontro com um especialista em suicidologia.

“São duas linhas de trabalho. A voltada para os usuários, que tem como foco informar, falar sobre o assunto e apresentar a rede de assistência à saúde, e a que abrange os nossos funcionários e colaboradores, que além de trabalhar a prevenção promove uma sensibilização sobre o tema”, esclarece a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

Começando pelos usuários, a campanha tem sido trabalhada na UPAE quase que diariamente. “O serviço social tem procurado apresentar a campanha e explicar o porquê que ela surgiu. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, e isso é muito sério. O suicídio é uma questão de saúde pública e precisa ser tratado como tal”, afirma a assistente social Fernanda Sá.

“Nas nossas conversas com os pacientes e acompanhantes nós damos dicas de como identificar e ajudar uma pessoa suicida, mostramos quais serviços de saúde podem ser acionados, falamos sobre o Centro de Valorização da Vida [CVV], esclarecemos sobre alguns mitos e verdades, e acima de tudo deixamos claro que o suicídio é o desfecho de uma doença física ou mental, que pode ser prevenido quando damos a real importância ao assunto”, acrescenta a profissional.

De acordo com a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin, a UPAE está engajada na campanha por ser uma unidade de saúde que busca trabalhar também com a prevenção e que se preocupa com os seus pacientes. “A gente não pode fechar os olhos para um problema social e de saúde como este. Além disso, dessa forma, estamos colaborando para desmistificar o suicídio e quebrar alguns tabus, fazendo com que as pessoas entendam que falar ainda é a melhor solução”, explica.

A expectativa é de que o Setembro Amarelo seja fechado com chave de ouro na Unidade. “Conseguimos uma data com o psicanalista e suicidólogo do Grupo de Suicidologia do Vale, Silvio Guimarães, e acreditamos que será um momento muito especial para todos nós”, considera a coordenadora. A palestra será realizada na UPAE, no dia 26, às 14h.