A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), no Sertão pernambucano, deu início nessa quarta-feira (16) à IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes. As atividades iniciaram com palestra sobre 'Higienização Hospitalar', comandada pela empresa SOLUNNI, além de sessão de alongamento e ginástica laboral com a Well Academia, parceiros da SIPAT.

Ana Cristina, funcionária da SOLUNNI e prestadora de serviço da UPAE, destacou a importância do comprometimento pessoal. “Não adianta apenas nós fazermos a nossa parte, se o funcionário faz descarte incorreto de lixo e se o usuário não preserva esse ambiente. A UPAE é reconhecida por oferecer um ambiente limpo, livre de contaminação e higienizado à população e nós queremos manter essa boa fama. Para isso, precisamos do apoio de todos”, ressaltou durante a primeira palestra.

Já no segundo momento, o instrutor Liu Xavier abordou os cuidados com a saúde e fez todo mundo se movimentar e refletir com os alongamentos e dinâmicas. “Às vezes é preciso parar cinco minutos no dia para relaxar e alongar. Esse hábito faz bem ao corpo e a mente. Aplicando algumas técnicas nós podemos aprender a lidar melhor com os problemas, entender que eles existem para serem resolvidos, inclusive, sem serem repassados adiante. Isso é muito válido no ambiente de trabalho e na vida”, destacou.

De acordo com Nazaré Cunha, presidente da Comissão Interna e Prevenção de Acidentes, a programação foi escolhida com base no papel da CIPA que é de promover a saúde do trabalhador. “Tudo é pensado com muito carinho”, garante. A IV SIPAT encerra nesta sexta-feira. 

Programação 

17/05

14h – Palestra “Comportamento no ambiente de trabalho e saúde mental” com a psicóloga Tatiany Soares
15h – Palestra “Alimentação saudável” com nutricionista da UNINASSAU

18/05

14h – Palestra “Direção defensiva e mudanças na legislação de trânsito” – PRF
15h – “Atualização dos Deveres Prevendenciários” – INSS
17h – Encerramento e sorteio de brindes