Técnicas de Enfermagem da Central de Material e Esterilização da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (CME/UPAE/IMIP) participaram, esta semana (30), de um treinamento sobre o papel deste profissional na instituição e a padronização de novos procedimentos no setor. 

O momento foi conduzido pela enfermeira-gerente do Bloco Cirúrgico e do CME, Camila Silva, que falou para oito profissionais. “Assumi essa coordenação em agosto de 2016 e essa é a primeira vez que realizo o treinamento. Acredito na importância da iniciativa, pois frequentemente nos deparamos com atualizações das normas e rotinas que norteiam as práticas em CME que precisam ser repassadas. Dessa forma, a nossa equipe adquire o embasamento necessário para atuar de forma segura no que diz respeito ao processamento de materiais, já que passa a entender melhor o porquê de cada rotina diária”, esclarece.

Além disso, a capacitação serviu como treinamento admissional para as novas técnicas do setor. “Estamos recebendo novas profissionais e esse momento foi de extrema importância para o grupo, pois elas já iniciarão bem cientes da função”, acredita Camila.

A realização de treinamentos e capacitações é uma praxe dentro da UPAE, que dispõe de um Núcleo de Educação Permanente. “Acreditamos que todo profissional precisa de uma atualização em serviço e nós, enquanto IMIP, trabalhamos com o ensino e pesquisa, além da assistência, de uma forma muito sólida e integrada. Essa é mais uma formação importante e estamos muito felizes de poder realizá-la”, garante a coordenadora de enfermagem, Graziella Franklin.

O trabalho bem feito do CME é um dos responsáveis pela baixíssima taxa de infecção hospitalar, que na UPAE é mantido vinte vezes abaixo do parâmetro nacional. “O nosso principal objetivo é o de processar os materiais de forma cuidadosa e segura, a fim de que ele possa ser dispensado com a garantia de ser utilizado sem riscos ao paciente. Para isso, contamos com bons equipamentos e uma equipe sempre bem treinada”, finaliza Camila.