Não é só a equipe assistencial de um serviço de saúde que precisa saber sobre primeiros socorros. Na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), os conhecimentos básicos fazem parte do treinamento base do setor administrativo, equipe operacional e de apoio.

Para isso, periodicamente, a equipe é treinada pelo Núcleo de Educação Permanente em parceria com a Segurança do Trabalho. Neste mês de novembro, participaram os profissionais do operacional, da recepção, maqueiros, porteiros, auxiliares de lavanderia, profissionais de recursos humanos (RH), tecnologia da informação (TI), compras, financeiro, almoxarifado e ouvidoria.

“Falamos sobre como identificar e agir diante de uma parada cardíaca, ensinamos as manobras de heimlich para desengasgo, cuidados em casos de choque, queimadura, desmaio, crise convulsiva e fratura”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Andreska Ferreira.

“Isso porque todos devem estar preparados para agir em caso de emergência. Minutos às vezes salvam vidas. Então, saber o que fazer diante de uma situação de perigo pode fazer toda a diferença. Do porteiro, que é quem recebe o nosso usuário, ao eletricista que cuida da nossa manutenção preventiva, todos aqui estão preparados para prestar os primeiros socorros”, garante a profissional.

Para a ouvidora da unidade, Síngryd Lima, poder contar com esse tipo de treinamento proporciona alívio e segurança: “Mesmo não trabalhando diretamente na assistência, estamos inseridos em um contexto de atenção à saúde. Então, é realmente importante podermos contar com esse conhecimento”.