A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) recebeu nessa quarta-feira (16.05) um treinamento sobre Infarto Agudo do Miocárdio. O curso de capacitação profissional em emergência, baseado na simulação de casos clínicos, foi promovido pela companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim, em parceria com o governo do estado e a UPAE. Participaram das discussões sobre o diagnóstico, condutas terapêuticas e estação prática com administração de trombolítico, médicos e equipes de enfermagem da própria instituição e de serviços de saúde convidados.

De acordo com o facilitador, João Moraes Júnior, a intenção foi possibilitar uma atualização com relação ao tempo de ação. “Diante da confirmação de um ataque cardíaco a equipe tem que agir rápido, de preferência antes da primeira meia hora. Hoje em dia existem medicações excelentes, com o trombolítico utilizado pela UPAE e outros serviços de Petrolina, que são capazes de dissolver o trombo, evitando que o paciente venha a falecer ou precise de um cateterismo de urgência. O trombolítico, juntamente com o cateterismo e angioplastia são os tratamentos mais utilizados no mundo”, explicou.

“Nós devemos sempre estar preparados. Já tivemos algumas atualizações nesse sentido, inclusive com representantes do Instituto do Coração de São Paulo, e essa é mais uma iniciativa que veio somar”, acredita a coordenadora geral, Grazziela Franklin. A enfermeira Simone Sá aprovou: “com todas essas informações a gente se sente mais seguro e consegue prestar um atendimento de excelência à população”.