Na data em que se comemora o Dia dos Avós (26 de julho), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) lembra alguns cuidados importantes para a saúde dos idosos.

Para começar, o coordenador médico Elson Marques lembra que uma simples queda pode diminuir em 10 anos a expectativa de vida nessa faixa etária. “As quedas e consequentes lesões constituem um problema de saúde pública e de grande impacto na vida do idoso e da família. Esse é o mais sério e frequente acidente doméstico que ocorre com idosos e a principal causa de morte acidental em pessoas acima de 65 anos. Por isso, é bom redobrar os cuidados”, alerta.

Ainda falando sobre quedas é importante ressaltar que elas ocorrem devido à perda de equilíbrio postural e tanto podem ser decorrentes de problemas primários nos ossos, articulações e/ou neurológicos, quanto de uma condição clínica ruim que afete secundariamente os mecanismos de equilíbrio e estabilidade. Dessa forma, a queda pode sinalizar o início da perda da capacidade funcional, ou ser sintoma de uma nova doença. 

Para preveni-las é bom: manter os ambientes bem iluminados, deixando sempre uma luz acesa à noite; utilizar o corrimão para subir escadas; instalar barras de apoio no banheiro, próximas ao vaso sanitário e no box do chuveiro; manter os pisos secos evitando encerá-los; evitar usar chinelos e pantufas, preferindo calçados fechados, com sola de borracha e salto baixo; não deixar fios de luz, roupas, sapatos ou outros objetos espalhados; e não subir em banquinhos ou cadeiras para alcançar objetos. 

Aliados a isso, para envelhecer com saúde é preciso beber bastante água, consumir leite e seus derivados diariamente, tomar banho de sol antes das 10h e após às 4h, usar protetor solar, fazer exame periódico da visão, informar à equipe de saúde todos os remédios que estiver usando, tomar somente aqueles receitados pelo médico, fazer exercícios físicos diariamente sob orientação, e procurar sempre que necessário o serviço de saúde.