A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) busca trabalhar datas importantes do Ministério da Saúde com o seu público interno e externo, atuando desse modo também na prevenção, além da assistência.

Na última semana, por exemplo, a equipe do Serviço Social e o setor de psicologia trabalhou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o Dia de Luta Antimanicomial.

Os temas foram abordados em uma palestra com os usuários, inclusive bastante participativa. “O resultado foi excelente, houve interação e até relatos de casos pelos pacientes. Acho que assim cumprimos o nosso papel de passar informação e conteúdo de qualidade sobre os diversos assuntos relacionados à saúde”, avalia a assistente social, Chynthia Souza, que focou nos direitos sociais das crianças vítimas de abuso.

A psicóloga Tatiany Torres, por sua vez, falou um pouco sobre os efeitos psicológicos causados pelo abuso e exploração sexual e sobre a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. “São temas importantes e que precisam ser debatidos abertamente com a sociedade”, acredita.

Ainda esse mês a equipe irá realizar uma ação em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher.