Durante a manhã da última sexta-feira (08/03), a V Gerência Regional de Saúde (Geres), através do Núcleo de Atenção à Saúde, realizou atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Para marcar a data, cartazes com estatísticas da violência contra a mulher e mensagens sobre direitos e autonomia feminina foram expostos na parte interna da regional. O objetivo da exposição foi provocar a reflexão sobre o contexto histórico da luta feminina e a endêmica violência contra as mulheres.

Em uma das salas da gerência foi proposto um tempo de cuidado para as servidoras com a oferta de diversos serviços, como auriculoterapia e massoterapia, aliadas a cromoterapia e aromaterapia, com a colaboração dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes-ESPPE, Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar com Ênfase em Gestão do Cuidado-ESPPE e Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase na População do Campo-UPE. A sala foi procurada e aprovada por todas, gerando e compartilhando alegria e bem estar.

A gestora da V Geres, Catarina Tenório, afirmou que a cada ano a gerência busca marcar a data com atividades. "A integração da equipe e o reconhecimento ao trabalho é fundamental. Os serviços foram realizados de forma voluntária e a gente enaltece e agradece a participação de todos, principalmente da equipe que tomou a iniciativa".

Ana Cláudia de Mendonça, do Núcleo de Atenção à Saúde da GERES, aproveitou os serviços oferecidos. "Esta foi minha primeira experiência com Auriculoterapia, e adorei. Agradeço à equipe que nos proporcionou esta oportunidade de cuidado durante este dia tão significativo para todas nós, mulheres, trabalhadoras do SUS".