Aconteceu na última terça-feira (10.12), no auditório do Hotel Tavares Correira, em Garanhuns, Agreste do Estado, o encontro anual que reúne as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) com suas coordenações do Programa Estadual de Imunizações, coordenações de Vigilância em Saúde, equipes técnicas do PEI e de Doenças Imunopreveníveis, além do responsável pelo Distrito Sanitário da Saúde Indígena. A abertura do encontro foi realizado pela superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina Melo Araújo, e a gerente da V Geres, Catarina Tenório.

"Este encontro serve para avaliação do trabalho realizado ao longo do ano, a exemplo das vacinações de rotina e as campanhas realizadas, e ainda traçar o planejamento e estratégias de ação para o próximo ano", explica Catarina Tenório. A cada ano, o encontro acontece na sede de uma das 12 Geres do Estado. Em 2018 foi realizado em Arcoverde.

Após a abertura, Ana Catarina Melo Araújo apresentou dados e atividades sobre a implantação da vacina contra a febre amarela na rotina da saúde no estado de Pernambuco e, após debate, continuou com a apresentação de coberturas vacinais. Após a pausa para o almoço, a técnica da SES-PE Ana Antunes apresentou dados da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis. Ao final, o espaço foi utilizado para tirar dúvidas sobre o sistema de informações informatizado, avaliações e recomendações.

A realização em Garanhuns contou com a integração de todas as coordenações da V Geres, em especial da gestora do PNI, Doraci Santos, e da Vigilância em Saúde, Conceição Santana.